Aos Alunos

Caros Colegas,


À parte de qualquer Associação, decidi criar este blog para que todos se possam continuar a expressar até e depois da AGEDUM Extraordinária convocada para dia 11 de Julho, às 15h, no anfiteatro B1 CP2.

Não pretendo assumir nenhum movimento de luta, mas apenas ajudar a disponibilizar um local onde todos possam expressar preocupações, medos, testemunhos, opiniões.

Parece-me lógico que, tendo-o feito, não tenha qualquer intenção de silenciar quem quer que seja, contudo apelo à boa educação e peço, encarecidamente aos alunos que tentem ser objectivos e civilizados na sua forma de expressão.
Por uma questão de não descredibilizar o curso sinto-me na obrigação de eliminar comentários que excedam o limite do razoável, mas, em prol da transparência e para que não surjam dúvidas, tentarei colocar todos esses comentários num local à parte, para consulta.

Por mais que sintam que alguns docentes não merecem, peço-vos também que os tratem pelo seu nome com educação. Já que nos queixamos de falta de respeito, vamos mostrar que somos melhores e que, mesmo com imensas razões para o não fazer, conseguimos e sabemos criticar sem faltar ao respeito de ninguém.

Se alguém tiver algum texto, mais do que um comentário, pode envia-lo para o email do blog (criando um email anónimo, se quiser: www.safe-mail.net) e eu publico-o em forma de post, desde que cumpra os "requisitos mínimos de educação".

Força Direito!

Como dizia um certo apresentador de um programa:

"A nós, ninguém nos cala!"

JusticaParaDireito

sábado, 30 de junho de 2007

AGEDUM




Caros Colegas,
A maior parte dos alunos já está a par da AGEDUM Extraordinária convocada para dia 11 de Julho, pelas 15h, no anfiteatro B1 do Complexo Pedagógico 2. Contudo, nunca é de mais reiterar a importância de tal reunião. Nem todos os alunos têm conhecimento deste Blog, nem do Casino da Elsa, nem mesmo do site da AEDUM, pelo que é de extrema importância fazer passar a informação o mais possível. A AGEDUM é o local indicado para, civilizada e razoavelmente, expormos os nossos pontos de vista e tentarmos encontrar possíveis caminhos a seguir. Até lá, podemos tentar discutir entre nós, para ser mais fácil a condução da reunião. Fica aqui o convite!

10 comentários:

Anónimo disse...

Só vim visitar o blog para saber se é mesmo um espaço de liberdade de expressão como não é o da ELSA!
Um bem haja a todos, e já agora uma pergunta, onde se compra erva em Braga?

Anónimo disse...

Olá e boa noite á todo pessoal do PORTUGAL CLUB ,
Parabénizo Sr Casimiro Rodrigues e demais integrantes , terem deixado vir á tona esse assunto da Universidade do Minho no curso de Direito que é realmente algo triste e inadimissível saber que isso ainda ocorre nos dias de hoje.
Acho que os alunos de DIREITO Da UNIVERSIDADE DO MINHO EM BRAGA, não deveriam ter medo e sim vestirem a camisa e correr atrás do que de direito lhes pertence como a verdadeira DEMOCRACIA para poderem falar o que quiserem sem ofensas e reenvindicarem seus direitos, pois é INTOLERÁVEL saber que alunos são perseguidos e que a discriminação permanece nesta UNIVERSIDADE.
Onde estão os pais desses alunos que não fazem nada?
É certo,que o ato inpensado deste rapaz chamado Sérgio não justifica. Sabemos que houve um grande erro de sua parte talvez por ser jovem, mas infelizmnete o desepero nos leva aos extremos. Com certeza ele sofrerá as consequências de seu ato ,mas pelo que li dos outros alunos que se intitulam anônimos o Sérgio há muito vinha sendo perseguido e psicologicamete agredido e num momento de loucura cometeu essa terrível agressão ao Professor Horster. Hora, convenhamos tudo tem um limite e acho que esse senhor tambem contribuiu para o ocorrido.
Meu filho Paulo esta no quarto ano de DIREITO DA UNIFOZ, (para aqueles que não conhecem) UNIVERSIDADE DE DIREITO DE FOZ DO IGUAÇU na cidade de Foz do Iguaçu/Paraná /Brasil. É um excelente aluno e tem todo seu direito garantido para se defender ou falar o que não lhe agrada na Universidade assim como assumir seus erros quando o cometer sem receber represária de qualquer docente, aliás todos os alunos daquele recinto são tratados com igualdade , mas isso chama-se DEMOCRACIA, assim essa Universidade é considerada uma das melhores no Paraná.
Na prova da ordem dos advogados seus alunos sempre se sobressaem perantes outras universidades, digo isso porque na sala de meu filho tem um aluno que é cago e é um dos melhores alunos no curso de Direito da sala de meu filho e nunca em momento algum professores, diretores, funcionáros e colegas o perseguiram ou o agrediram psicologicamente.
Esse rapaz se chama Renato e é uma pessoa maravilhosa e todos o tratam com respeito e dignidade assim como demais membros dessa Universidade.
O tratamento dado aos alunos dessa Universidade aqui no Brasil é de se tirar o chapéu e é totalmente inquestionável seus valores de ética e humanismo o que parece-me na acontecer na Universidade do minho em Braga - uma cidade Européia -. É muita pena que isso esteja acontecenso na Europa, precisamente em PORTUGAL.Para mim é incabível quando me deparo com esse fato ocorrido em Braga cidade que amo e que sempre passo férias com minha família quando vou a Portugal, pois tenho familiares e grandes amigos que lá vivem.
Ao meu ver os pais desses alunos deveriam tomar uma atitude e procurarem saber o que esta ocorrendo neste curso, onde seus alunos não podem nem se identificar quando escrevem e se intitulam anônimos por medo e represária, POR QUÊ?Ningúem é burro totalmente para não perceber que alguma coisa errada esta se passando por lá. Isso muito indigna-me e tenho pena desses rapazes e moças que não podem se expressar e nem escrever seus nomes...
Li ,num desses anônimos que quando há alguns anos a Presidência da Escola e a Direção do curso mudou é que começaram a acontecer essa terrível mudança no Curso de direito. Pelo que entendi é que o digníssimo Professor Cândido de Oliveira abandonou o cargo, tão bem desempenhado e regressou ao seu trabalho de docente e nessa mesma altura tomam conta da Escola o Professor Luis Gonçalves e o Professor Heinrich Horster. E foi ai que tudo começou.. Dito pelo anônimo. Pergunto?Começou o que? Perseguição? Humilhações dos alunos, quer em aulas, quer em orais..... Boicotes? Insultos a própria inteligência dos alunos?Ameaças aos alunos que pedirem revisão das provas, avisando que vão baixar para 2 ou 3 valores caso insistam em pedir revisão? Ora a revisão é um direito do aluno e o professor tem que dar a revisão, quando solicitado e caso esteja errado ele tem que assumir o erro e dar mais nota ao aluno e caso o aluno esteja errado ele continua com a nota anterior , pois ele não errou mais nada apenas pediu uma revisão achando que o professor possa ter errado e convenhamos errar é humamo seja um Professor, Aluno ou Diretor, pois ninguem é melhor que ninguem, nem mais do que o outro só porque tem um cargo acima. Isso chama-se USUFRUIR DO PODER.
Digo de coração caríssimo amigo Casimiro se meu amado filho Paulo estivesse nesta Universidade e sofrendo tamanha discriminação e perseguição, esses ditos Professores e Diretores iriam conhecer uma verdadeira mãe na íntegra da palavra.
Eu vou atrás de meus direitos até o fim estando na razão e pelo que estou entendendo esses alunos estão com toda razão, não justificando o ato inpensado do Sérgio que talvez não teve o apoio dos pais quando mais precisou.
É incabível que em pleno século 21 isso ainda aconteça e na Europa o que me espanta.

É HORA DE MUDANÇAS E COLOCAR GENTE NOVA NESSAS CADEIRAS DAS UNIVERSIDADES COM IDÉIAS FANTÁSTICAS PARA FAZEREM DA Universidade algo que se orgulhem e passem para gerações futuras e não um terror inquestionável.
Origada pela atenção e carinho,
Aos universitários de Direito da Universidade do Minho todo meu RESPEITO E ADMIRAÇÃO DE UMA Professora da cidade de Foz do Iguaçu que se sentiu indignada com o que esta acontecendo nesta cidade, precisamente na Universidade do Minho.
Um beijo no coração e Sorte.
CRISTINA \ Paulo Almeida - Foz do Iguaçú - Paraná , Brasil

Anónimo disse...

To: Dra. Cristina- UNIFOZ O MEDO na Univ.MINHO
De: JVerdasca

Gentil Prof.ª Dr.ª CRISTINA,
tenho imensa satisfação em cumprimentá-la pelo seu pronunciamento, e não apenas pela sensatez e autoridade com que o faz, mas - muito especialmente - pela OPORTUNIDADE e CORAGEM - quando o COMODISMO dos seus colegas portugueses vira cumplicidade, pois não conseguimos entender e ou compreender que, HOJE, se vivencie na UNIVERSIDADE do MINHO (Faculdade de Direito) aquilo que todas as evidências nos levam a classificar como um AMBIENTE de IDADE MÉDIA, de "professores-deuses" ou "deuses-professores", autênticos representantes da mitologia greco-latina, deformados pelos vícios e "prerrogativas" dessas criações do imaginário coletivo de antanho, que parece quererem repetir impunemente, irresponsavelmente, alvarmente. E ISTO EM PORTUGAL???, na vetusta Bracara Augusta.

Mas não acredito que seja apenas o comodismo, a causa da inação e do silêncio dos colegas professores, dos alunos, dos pais e outros familiares, dos média ou mídia, das "autoridades" - tais como Ministério Público, Polícia, Câmara, Ongs, etc.etc. - e do público em geral, quando as ocorrências relatadas (a serem todas verdadeiras) agridem o mais elementar bom senso, os direitos das gentes, as tradições universitárias, até mesmo a MORAL TRADICIONAL (mores=costumes, tradições, usos). E tudo isso por "obra e graça" de um ou dois "indivíduos" que enlameam as nobres funções de toda uma classe de PROFESSORES (que professam), aos quais cabe ENSINAR, EDUCAR, FORMAR, PREPARAR para a vida, especialmente pelo exemplo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cordialmente, JVerdasca

Anónimo disse...

Universidade do Minho e CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade

de: Gregório Matias - Além Tejo

Já foi dito muita coisa, e em vários blogues já circularam várias opiniões sobre o assunto, mas muito poucos fazem referência ao Estatuto de Educação Especial que este aluno usufruía devido a uma deficiência, a qual como é lógico não deverá ser revelada, até um certo ponto. Pois, que para se dar alguma opinião sobre o assunto é preciso ter conhecimento da dita deficiência.



Ora, através de um e outro blog fiquei a saber que o dito aluno que perdeu a cabeça, sofre de uma gaguez. A gaguez só por si, não lhe pode dar de acordo com a CIF o estatuto de Educação Especial, pois que esta deficiência não o limita fisicamente na sua actividade de estudante. Este é um pormenor, mas passemos à frente. O aluno perdeu a cabeça, e não a devia ter perdido. E dado que está a estudar direito deveria já ter aprendido isso. Por outro lado, é estranho nunca o terem encaminhado até à terapia comportamental para controlar a gaguez, pois que a terapia comportamental consegue controlar a gaguez.



No entanto, o que acontece com o Projecto/Processo de Bolonha, é que mudam-se os nomes, mas as coisas ficam, isto é:



Bacharelatos = Licenciaturas

Licenciaturas = Mestrados ou Cursos de Especialização.



O resto fica exactamente igual como está, porém e quem lê o documento oficial, fica com uma certeza, vamos ter no país Licenciados de Primeira e Licenciados de Segunda, que não têm mais do que um bacharelato.



Para se ser Advogado terá que ter os 5 anos de curso, e mais os estágios que terá que fazer via Ordem dos Advogados, pois que sem isso nunca poderá exercer advocacia. Se quer ser psicólogo, terá que fazer a Licenciatura e mais dois anos, para poder exercer, estes dois anos, podem ser Mestrado ou Curso de Especialização. Mudou-se muito os termos, mas ficou tudo muito na mesma.



Quanto à CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, esta vem afectar directamente toda a educação, pois que todo o aluno que beneficiava do Regime Educativo Especial ao abrigo do Dec. Lei 319/91, desaparece, e assim, se o aluno podia ter uns «empurrões» para ir passando de ano, com o ante-projecto de decreto lei do novo regime educativo especial, essa faceta acabou. Os professores de apoio educativo desaparecem, pois que os professores especializados em cegueira, surdez ou multideficiência são agueles que ficam, e irão ser destacadas consoante as necessidades das Direcções Regionais.



Os documentos estão nos sites do Ministério da Educação, e também em diversos portais, tanto que por isso se pode falar, mas pouco ou nenhuns comentários se tem ouvido, mas que pessoalmente gostava e ouvir opiniões dos diversos interveniente do assunto isso gostava.

Gregório Matias - Além Tejo
www.portugalclub.org

Anónimo disse...

UNIVERSIDADE DO MINHO.
de: Cristina Bittencourt Martins de Almeida.

Caríssimo Senhor Doutor JVERDASCA,
É com grata alegria que venho através desse e-mail vos agradecer pelo carinho dado à minha pessoa pelo que escrevi para o PORTUGALCLUB sobre a UNIVERSIDADE DO MINHO.
Aceite de coração meu reconhecimento e simpatia como o Senhor na íntegra soube tão bem se expressar sobre o problema da Universidade do Minho/Curso de Direito.
Agradeço pela sensatez e fico feliz em saber que existem pessoas como o Senhor que conseguem discernir o certo do errado, coisa que acho que não esta acontecendo naquele recinto.
Como o Sr mesmo cita: Eles pensam serem PROFESSORES-DEUSES OU DEUSES-PROFESSORES, mas se esquecem que estamos de passagem nesta vida e temos sim que procurar fazer o melhor para deixarmos algo de bom no coração daqueles que passam em nossas vidas e não oprimindo, perseguindo, agredindo com palavras e usando o poder para poder ameaçar.
É pena, que hoje em dia, esses fatos ainda aconteçam e isso machuca e deixa-nos perplexo perante o futuro dessa moçada que ao meu ver, apenas querem o direito de poder estudar livremente e colocar seus ideais de forma sensata e verdadeira.
Os alunos de qualquer curso têm o direito de se expressar, isto se chama LIBERDADE DE EXPRESSÃO caso, os DIGNÍSSIMOS PROFESSORES daquela Universidade não saibam o que esta palavra significa na íntegra.
Amigo JVERDASCA, sinto-me na obrigação de escrever e colocar no papel toda minha indignação, pois como mãe, professora e jornalista não poderia jamais deixar isso passar sem ter dado à minha opinião sincera.
Amo Portugal profundamente, aliás, também sou portuguesa por sangue. A família de meu esposo é da linda VILA PRAIA DE ÂNCORA e considero-me uma âncorense nata de coração. Quando vou a Portugal geralmente fico no Minho, precisamente entre idas e vindas entre V. PÂNCORA, PONTE DE LIMA (onde reside meu tio Dom Carlos Francisco Martins Pinheiro), BARCELOS, BRAGA (onde tenho uma irmã não de sangue, mas de coração), no PORTO (onde moram meus primos, exatamente em ARGONCILHE), e, em LISBOA (onde vive um grande amigo meu e do meu marido o Padre Carlos Alberto Monteiro Coutinho, da Congregação do Verbo Divino, que se encontra em férias aqui em Foz do Iguaçu, para rever amigos e matar saudade). O Padre Carlos é uma pessoa sensacional e o amamos muito.
Como o Senhor meu caríssimo amigo JVerdasca está constatando, não entrei no PORTUGALCLUB para aparecer, mas sim mostrar meu protesto e indignação pelo que está acontecendo naquela academia.
Tenho tanto amor por Portugal como pelo meu Brasil. Considero Portugal minha segunda pátria que escolhi com respeito e muito amor, então, quando vejo essas discrepâncias acontecendo, sinto-me no dever de falar, e, já que não estou aí escrevo colocando o que realmente penso sem demagogias e ressentimentos.
Amigo, luto pelo que acredito, e assim acho que todos deveriam fazer, para se construir um mundo melhor às futuras gerações e essas que estão aí, tentando mudar o que deve ser mudado, pois se nos calarmos nada irá adiantar o que escrevemos.
De qualquer forma, mais uma vez, aqui vai o meu apreço e total carinho pela sua pessoa.
Que JESUS, em sua infinita bondade e misericórdia, sempre o proteja, AMÉM.
Um beijo no seu coração e receba minha amizade.
Cristina Bittencourt Martins de Almeida. www.portugalclub.org

Anónimo disse...

"Honesta Fama est Altërum Patrimonium"
(Uma reputação honesta "honrada" é um segundo patrimônio)
De: JVerdasca
Relativamente à HONESTIDADE, costuma dizer-se que - à mulher de César - não basta sê-lo, pois terá também que PARECÊ-lo; traduzindo em miudos, essa exigência vem de encontro a uma bela e famosa quadra (suponho que de Antônio Aleixo, o grande poeta popular do Algarve), quando magistralmente proclamou:
Dizem que pareço um ladrão
Mas muitos dos que conheço
Não sendo aquilo que eu sou
São aquilo que eu pareço
Entretanto, sou de opinião de que - o parecer - no bom sentido, ou positivamente, tal exigência deveria estender-se a todos os ramos da atividade humana, em especial, à política, porquanto, se ao menos os políticos tivessem a preocupação de PARECER honestos, ter-se-ia iniciado a caminhada no sentido do rumo certo, cujo objetivo principal - HONRADEZ - se encontra na mesma rota, que os homens de bem devem perseguir.

Vem isto a propósito das denúncias sobre o que de grave e triste aconteceu na Faculdade de Direito da Universidade do Minho, onde professores, durante as aulas, atendem chamadas e, em voz alta, "fazem questão de fazer crer que estão falando com ministros e outros seres sinistros", para se darem ares de importantes, de relacionados com o Poder, quando - se responsáveis, competentes, educados - desligariam seus telemóveis ou celulares durantes as aulas, para cumprirem seus deveres de professores à altura de sua missão; aqui entra a preocupação de PARECER ser professor de verdade, que decerto os levaria a SER, ou, no mínimo, a TENTAR SER. Mas, a avaliar pelas muitas confissões de outros tantos alunos, esses "professores" nem sequer têm "desconfiómetro", revelando-se perfeitos imbecis ao adotar tais comportamentos, além, claro, de exibirem total falta de honestinade intelectual e de competência profissional. Mantendo tais figuras no desempenho de altas funções, COM SÉRIAS RESPONSABILIDADES PEDAGÔGICAS, o Poder Público solidariza-se com as suas infrações e co-responsabiliza-se com as consequências de seus arbitrários actos!!!.

O procedimento da Margarida em relação ao seu subordinado, o deste ou destes professores em plena sala de aula (e não só), o comportamento de um ministro de Estado afirmando que o aeroporto JAMAIS irá para determinado lugar, e outros do mesmo jaez, PARECEM atitudes comportamentais complexadas, inseguras, de auto afirmação de pessoas despreparadas para exercer cargos de responsabilidade, porquanto querem ou precisam MANDAR (ação ou atitude arrogante, solitária, autoritária, impor a sua vontade) em lugar de CO-MANDAR (decidir em colegiado, mandar com os outros), alturas em que sempre fazem vítimas, provocam danos, cometem erros e, naturalmente, despertam a ira de todos quantos enxergam tais destemperos. Ora, PARECE que o nosso PORTUGAL está infestado de novos ditadorzinhos, e, o que é muito grave, parece que são estimulados com promoções, presentes e outras aberrações, quando deveriam ser exemplarmente punidos para exemplo de todos, defesa da democracia, e honra da dignidade de proceder, da competência e da decência. MAS, a avaliar por estes comportamentos, NINGUÊM MAIS SE PREOCUPA COMESTE SEGUNDO PATRIMÓNIO.
Cordialmente, JVerdasca
www.portugalclub.org

Anónimo disse...

QUANDO UMA LEI NÃO RESPEITA OS MAIS ELEMENTARES PRINCÍPIOS DA CONDIÇÃO HUMANA
de: Manuel Abrantes
Artur Silva, professor de filosofia na Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga, foi considerado apto para leccionar apesar de lhe ter sido diagnosticado cancro na traqueia e ter ficado mudo após operação.
Esta decisão partiu da Caixa Geral de Aposentações, que lhe recusou a reforma, e uma Junta Médica que nem sequer o convocou para constatar o seu estado de saúde.
Após um autentico calvário, o professor Artur Silva faleceu aos 60 anos, depois de uma autêntica via-sacra nas teias da burocracia.
Como escreve o “Portugal Diário” através das palavras de um seu colega de profissão, Artur Silva, “quando regressou à Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga, já o ano lectivo de 2006 estava no fim e os alunos acabaram por não ter aulas com este professor. A escola não lhe marcou serviço lectivo, garante a DREN. Morreu no início deste ano deprimido e desiludido”
Podem-me dizer que é a Lei que rege os trâmites destas situações. Então, só há um caminho: - Alterem a Lei!
Até porque já não é caso único. Foi, também, o caso da professora Manuela Estanqueiro, que lhe foi diagnosticada Leucemia, tendo sido obrigada a regressar ao serviço para não perder o vencimento.
Manuela Estanqueiro, foi considerada apta para o exercício de funções por uma junta médica da Caixa Geral de Aposentações.
Acabou por conseguir a sua aposentação uma semana antes de morrer, no Hospital de Aveiro, após 31 dias de escola com vómitos e desmaios.
As leis e as normas são para se cumprir. Mas, quando estamos perante casos deste só há um caminho: - alterar a Lei. E, isto, cabe à classe política representada na Assembleia da República. Não há outra forma.
Manuel Abrantes www.portugalclub.org

Anónimo disse...

"ORAÇÃO DE FÉ PARA OS ALUNOS DE DIREITO DA UMINHO" Caríssimo Senhor Casimiro Rodrigues, Ainda comovida com o que esta ocorrendo com os universitários de DIREITO da UMINHO, resolvi escrever uma oração de fé e confiança para esses jovens futuros Doutores e Juristas de PORTUGAL, caso ninguém os ceifa dessa honrosa formação. SENHOR, concede-nos uma fé que em tudo te vê. Clareia os olhos de nossa existência dando-nos uma fé sempre maior, para que não nos deixe abalar pelas disparidades que acontecem nesta UNIVERSIDADE DO MINHO no curso de DIREITO. Fé que seja expressão de confiança diante das sofridas decepções, perseguições e discriminações permanentes aos estudantes de Direito deste recinto, e fé como resposta de nossa forma de amar e vontade de crescer juntos nesta UNIVERSIDADE que consideramos a continuação de nossos lares. SENHOR, faz-nos perceber a alegria de que é na relação contigo que encontramos o conforto para nossas tensões vivenciadas diariamente, num tormento de dor e agonia, quando o que queremos é apenas "SER"(Um Jurista inquestionável). SENHOR, dai-nos mais sabedoria para que possamos discernir o certo do errado e trilharmos o caminho da Bem-Aventurança em meio à tantas dificuldades colocadas em nossos caminhos por pessoas que não enxergam as mudanças ocasionadas no mundo e na própria UMINHO. SENHOR, nós Universitários de Direito não podemos impedir que ocorram os embates, mas podemos frear nossos medos e impedir que nos percamos nele. SENHOR, concede-nos força pois, se em algum momento fraquejarmos diante de situações inusitadas, saibamos resolver com dignidade e paz interior e assim alcançar-mos nosso objetivo maior:"A UNIÃO E AMIZADE DE TODOS DOCENTES E ALUNOS DESTA UMINHO DO CURSO DE DIREITO, AMÉM". Torcendo, para que esta singela oração chegue aos estudantes de Direito da UMINHO, numa tentativa de amenizar tanto sofrimento e ao mesmo tempo tentar mostrar para todos que com amor, carinho e serenidade podemos resolver tudo e obter sucesso em qualquer parte do mundo. Torcendo para que todos que lerem esse artigo entendam da melhor maneira o que eu estou escrevendo para que consigam um final feliz para docentes e alunos e assim dar um ponto fonto final à essas descrepâncias na UMINHO. Torcendo para que docentes e alunos consigam e saibam abdicar de muita coisa sem ofender, menosprezar ou magoar nínguem, pois o ser humano é um ser dotado de inteligência suficiente para saber contornar e resolver com categoria e classe seus problemas sejam eles quaisquer que forem, incluindo esse da UMINHO,mas para isso é preciso uma pitada de TOLERÂNCIA, DISCERNIMENTO, CAPACIDADE, AMABILIDADE, UNIÃO E MUITO AMOR, e assim todos lado à lado conseguiram transpor os obstáculos encontrados no caminho. AOS UNIVERSITÁRIOS DE DIREITO DA UMINHO DO CURSO DE DIREITO, TODO MEU AMOR E CARINHO, AOS DIRETORES, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E DEMAIS MEMBROS DO CORPO DOCENTE DA UMINHO, TODO MEU RESPEITO E TAMBÉM MEU PROTESTO, AO SENHOR CASIMIRO MINHA ETERNA GRATIDÃO POR DEIXAR EXTERNAR MEU PENSAMENTO, AO SENHOR DOUTOR JVERDASCA MINHA TOTAL ADMIRAÇÃO, FOZ,04/07/2007 BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS, CRISTINA. www.portugalclub.org

Anónimo disse...

O Site mais, comentado dos portugueses no mundo. www.portugalclub.org e www.portugalnoticias.com . participe voce também. Casimiro Rodrigues Presidente do PORTUGALCLUB.ORG

Anónimo disse...

Meus sinceros cumprimentos e agradecimentos aos universitários da UMINHO e ao Sr. Casimiro Rodrigues pela sensatez e muito carinho com que sempre expõe nossos comentários neste blog como no site:www.portugalclub.org
Li um comentário no jornal que acho tem muito haver com esses jovens que serão nosso futuro num futuro tão perto. Jovens que lutam para um mundo melhor,tentando uma oportunidade na conquista de seus direitos em suas próprias vidas.
Aqui vai o texto:
"Já é constatado as longas filas de jovens que disputam uma vaga na universidade ou que procuram um emprego demonstram que a nossa JUVENTUDE seja qualquer curso que esteja abraçando querem construir um futuro cheio de esperança e Justiça.
O grave é quando o país, a sociedade e as instituições não dão oportunidade à juventude. Quando se apagam os sonhos dos jovens, aborta-se o futuro da sociedade. Não basta indicar `a juventude uma meta, um objetivo pelo qual valha a pena lutar, mas sim, dar-lhes chances de participação, de trabalho, de criação".

Acreditando nesse pensamento é que apoio esses universitários de Direito, como a qualquer universitário que veja seus sonhos indo abaixo por banalidades. O objetivo maior de uma Universidade e do Educador é Ensinar e dar meios para que os alunos aprendam e passem à frente esta sabedoria e cultura adquirida ao longo dos anos da faculdade.
Acho que todos conhecem a frase que diz:"As palavras comovem, os exemplos Arrastam". De fato, o testemunho de vida convence mais do que palavras. Por isso é que os docentes deveriam dar exemplo de sabedoria e dignidade para que os estudantes, através desses exemplos continuassem em sua busca da verdade e em sua caminhada de forma branda e feliz para alcançarem seus objetivos.
Queridos,"O amor rima acima de tudo com responsabilidade". Sejam responsáveis para obterem sucesso e muito amor para comtinuarem nessa longa trajetória.
Um abraço, da amiga profªCristina.